top of page

Seleção natural

 O conceito de seleção natural se baseia na observação da natureza, toda espécie produz um número muito maior de indivíduos do que o ambiente é capaz de sustentar. Todos os indivíduos são diferentes uns dos outros, do ponto de vista genético e são expostos aos perigos do mundo, e  a maioria esmagadora morre sem antes conseguir se reproduzir.  Apenas poucos podem sobrviver e se reproduzir, estes vencedores, por assim dizer, possuem atributos que tornam sua sobrevivência mais provável. O que Darwin chamou de Seleção Natural é na verdade um processo de eliminação, neste caso, os genitores da geração seguinte serão os indivíduos que sobreviverem por sorte, ou por possuírem características que os tornem bem adaptados às condições ambientais vigentes. 

 

Os vídeos abaixo trazem alguns exemplos de seleção natural:

   Artigo Interessante 

  Clique na imagem para acessá-lo

As pistas de Darwin.

Pistas encontradas em Galápagos levaram Darwin a concluir que a diversidade dos seres vivos se devia ao macanismo de seleção natural - National Geographic Brasil

 

 

                                                    Sugestão de atividade!

 

A descrição do jogo, a seguir, descreve a aplicação do jogo dos Clipsitacídeos como estratégia didática para promover a compreensão de conceitos estruturantes da teoria da seleção natural, no contexto de uma sequência didática sobre ensino de evolução. Este jogo simula mudança populacional decorrente de variação na oferta de alimentos, num contexto de separação geográfica e isolamento reprodutivo de uma população inicial de pássaros com variação fenotípica em seus tamanhos de bicos. Além de descrever o jogo, este artigo traz recomendações metodológicas para sua aplicação, bem como alguns resultados pedagógicos alcançados em sala de aula. 

 

 

Seleção Artificial

No caso da seleção artificial, os reponsáveis pela manutenção e controle da sobrevivência de individuos de uma população são os criadores de animais e plantas, por exemplo, que escolhem certos indivíduos superiores para servirem de matrizes para geração seguinte . 

 

  Seleção artificial é o processo conduzido pelo ser humano de cruzamentos seletivos com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais, plantas e outros seres vivos. Estas características podem ser por exemplo um aumento da produção de carne, leite, lã, seda ou frutas. Para esse fim foram, e são, produzidas diversas raças domésticas, como cães, gatos, pombos, bovinos, peixes e plantas ornamentais. É uma seleção em que a seleção natural foi substituída pela escolha humana dos indivíduos que melhor atendem aos seus objetivos. 

  O melhoramento de plantas através da seleção artificial, por exemplo, tenta explorar a variabilidade genética existente dentro de cada espécie, mas tem apresentado limitações por causa do rápido aparecimento de patógenos e seus mutantes. Recursos genéticos adicionais têm sido requeridos para preencher as necessidades de geração de variabilidade, imprescindível no combate a doenças que estão ressurgindo. A exploração de espécies afins de plantas cultivadas é uma das maneiras de introduzir genes adicionais em variedades cultivadas, pois o processo de domesticação e a seleção artificial impostos pelo homem têm contribuído para a perda da biodiversidade, fenômeno denominado erosão genética.

 

Fonte: http://bioblog2g.blogspot.com.br/2012/02/selecao-artificial.html

 

Quer saber mais então acesse:

 

A Seleção Artificial como mecanismo criador de espécies.

 

 

A longa (e incompleta) domesticação do gato.

Scientific American Brasil

 

 

  Artigos Interessantes 

  Clique na imagem para acessá-los

Em busca do cão ideal.

Como o Homem alterou a evolução canina - National Geographic Brasil 

Seleção Sexual

"A evolução é também uma guerra dos sexos e a disputa pela reprodução podem atingir níveis de complexidade e refinamento elevados".

 

"Os machos de veado vermelho lutam violentamente pelas fêmeas. Noutros casos os machos exibem a sua beleza natural, com caudas grandes e vistosas, que atraem predadores, mas que mantêm seu sucesso reprodutivo por serem preferidos pelas fêmeas. Estas preferem os mais vistosos, ou os que melhor cantam".

 

"A seleção sexual aplica-se à evolução de ornamentações em animais. Essas, especialmente as caudas longas e as cores vistosas, diminuem a sobrevivência, mas prevalecem. Isso, pensou Darwin, seria um paradoxo para a teoria da seleção natural [que defende a perpetuação das características que tornam os organismos mais aptos à sobrevivência]".

 

(Paulo Gama Mota, biólogo do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra).

Vídeos

A seleção sexual é um aspecto muito interessante e de fundamental relevância para o sucesso reprodutivo. Desta maneira, acredita-se que "ornamentos especiais" estavam também presentes em espécies do passado.

 

Mas, em se tratando de fósseis, há a dificuldade na distinção entre machos e fêmeas (confirmação do dimorfismo sexual), além do pequeno número amostral para se ter certeza que tais diferenças eram realmente prevalentes na espécie em questão. Há um texto bastante interessante a respeito deste tema. Para acessá-lo, acesse o endereço abaixo.

 

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/cacadores-de-fosseis/cristas-chifres-e-selecao-sexual

     Artigo interessante! 

           Clique na imagem para acessá-lo

Quando deixar descendência implica ser diferente?

Ciência 2.0

Em relação aos organismos vivos, não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Esta afirmação se refere ao processo da seleção natural, ou seja, a natureza seleciona os indivíduos mais adaptados, que continuam sobrevivendo e se reproduzem, enquanto os menos adaptados possuem menos chances de sobreviver.

Que tal testar seus conhecimentos neste divertido jogo sobre seleção natural e a árvore da vida?!

Material encontrado no site http://www.estadao.com.br

No applet Seleção Natural é possível trabalhar com muitas variáveis para entender como a seleção natural acontece. O vídeo abaixo mostra como usá-lo. O applet é disponibilizado pleo Phet, da Universidade do Colorado, gratuitamente.  Para baixar, basta acessar o link http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/natural-selection

Vídeo extraído do blog Ciência Curiosa, de autoria do biólogo Sam Adam, disponível em: http://www.cienciacuriosa.com.br/entendendo-a-selecao-natural/

  Quer rir um pouco?

O blog "HISTÓRIA pensante" é de autoria do professor Pedro Paulo, de Minas Gerais. Veja os quadrinhos feitos pelo cartunistra brasileiro Fernando Gonsales, nos quais alguns animais conversam com Charles Darwin a respeito de sua teoria. Confira!

 

Quer saber mais a respeito da vida de Charles Darwin, de sua viagem à bordo do HMS Beagle e mais algumas curiosidades? Acesse abaixo: 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page