top of page

A teoria evolutiva é um tema central na Biologia. A biodiversidade existente no planeta deve-se à alteração dos organismos vivos. Estes são naturalmente selecionados, assim, os melhores adaptados às condições ambientais sobrevivem e possuem maiores chances de se reproduzir, transmitindo à prole as características genéticas. 

Na Medicina, o estudo evolutivo possui grande relevância, a exemplo da compreensão da evolutivo de diversos vírus, como vírus da gripe e do HIV, possibilitando o desenvolvimento de algum fármaco no combate à doença. O uso de antibióticos não deve ser realizado de uma forma indiscriminada podendo ocasionar problemas sérios à saúde. O uso de agrotóxicos gera grande impacto na agricultura, sendo que os sistemas evoluem e selecionamos os organismos mais resistentes com a aplicação destes inseticidas nas plantações. Há o problema da monocultura em função da perda da variabilidade genética, que pode ser útil em momentos de alteração ambiental. 

 

Quer saber mais sobre a importância do processo evolutivo? Acesse:

 

http://www.ib.usp.br/evosite/relevance/index.shtml

 

  • A ideia central da evolução biológica é que toda a vida na Terra compartilha um mesmo ancestral, assim como você e seus primos compartilham a mesma avó. 

  • Através do processo de descendêncai com modificação, o ancestral comum da vida na Terra deu origem à fantástica diversidade que vemos documentadas nos registros fósseis e a nossa volta nos dias de hoje. Evolução significa que somos todos primos distantes: humanos e carvalhos, beija-flores e baleias.    

A Imagem acima faz parte de um projeto global intitulado The Tree of Life Project Web (tol), ele é um esforço colaborativo de biólogos e amantes da natureza de todo o mundo . Em mais de 10 mil páginas World Wide Web, o projeto fornece informações sobre a biodiversidade, as características dos diferentes grupos de organismos, e sua história evolutiva. Clique na imagem acima para acessar o projeto em inglês.

 

 

A vida na Terra compartilha uma história comum, com origens genéticas complexas

 

Esta imagem mostra que todos os organismos da Terra partilham uma história comum, genética. Linhagens de organismos são representados por ramos diversificação em linhagens descendentes como a árvore cresce a partir do fundo (que representa a origem da vida) até as pontas (que representam espécies que vivem hoje). A história muito precoce da vida é mantida obscura de propósito. Evidências recentes indicam que, em vez de descendente de uma única "célula primordial", os primeiros organismos podem ter evoluído em um ambiente caracterizado pela organização celular livremente construídas e freqüente troca de material genético entre indivíduos . Mesmo depois de linhagens genéticas distintas foram estabelecidos, a troca de material genético entre organismos distantemente relacionados (também chamado de horizontal ou lateral, a transferência de genes ) continuou, como indicado na nossa imagem, por linhas que conectam ramos distantes da árvore da vida. Enquanto a transferência horizontal de genes foi claramente uma característica importante da evolução do genoma em Eubacteria e Archaea, a importância deste processo na evolução eucariótica é muito menos clara. É, no entanto, aceiro que ganho os  eucariotas tenham organelas importantes, tais como as mitocôndrias e cloroplastos por engolfamento e retenção de bactérias simbióticas.

 

Fonte: http://tolweb.org/tree/

 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page