top of page

                     Adaptação 

     Parece natural para nós observar como os organismos estão tão bem adaptados ao ambiente em que vivem, as estruturas dos olhos dos insetos e vertebrados, a forma hidrodinâmica dos peixes que os permitem nadar assim como guelrras para respirar em baixo da água.  

     Adaptação pode ser definida como uma propriedade do organismo, quer seja um traço fisiológico, um comportamento ou qualquer outro atributo cuja existência favorece o individuo na luta pela sobrevivência. Acreditamos que esses traços tenham sido adquiridos pela seleção natural ou, caso tenham surgido por acaso, sua manutençao tenha sido favorecida pela seleção natural. 

As mudanças e adaptações que a pele dos seres vivos sofreu ao longo do tempo, para se ajustar a diferentes ambientes e situações serão mostradas no episódio da série Evolução no video abaixo:

Como foi o processo de evolução das primeiras criaturas voadoras? Neste episódio de Evolução podemos ver o primeiro vertebrado voador, o Pterossauro, que tomou os céus há 220 milhões de anos e eventualmente evoluiu até ter o tamanho de pequenos aeroplanos. Comparando os seus fósseis com os pássaros modernos, os cientistas tentarão descobrir como evoluíram as espécies com esta extraordinária capacidade. 

Seu desenvolvimento permitiu aos animais matar, cortar e devorar. Talvez não exista um instrumento de sobrevivência mais importante do que mandíbulas fortes. Desde as afiadas fileiras de dentes serrados dos tubarões até a ardilosa mordida das mandíbulas do crocodilo, passando também pelos cortantes dentes caninos do leão, todos evoluíram em resposta à eterna luta entre predadores e presas.

Nossa habilidade para nos comunicar definiu nossa espécie. O poder de compartilhar informações uns com os outros foi o que permitiu que a espécie humana estivesse no topo da cadeia alimentar. 
Mas os humanos não são a única espécie que pode se comunicar. Organismos tão simples quanto uma bactéria se comunicam e cooperam entre si. Os peixes utilizam feromonas para avisar uns aos outros sobre possíveis predadores. Descubra como têm evoluído as estratégias de comunicação ao longo da história da Terra.

A visão é um dos sentidos mais utilizados e predominantes da evolução. Noventa por cento das espécies têm olhos, que são de vários tipos e formas. Descubra como certas medusas ancestrais podem ter sido as primeiras a evoluir para células sensíveis à luz. Descubra como os dinossauros desenvolveram olhos que os ajudaram a se transformar em bem-sucedidos caçadores. Finalmente, saiba como a habilidade de distinguir as cores ajudou os primatas a encontrar comida.

Durante mais de 3 bilhões de anos, a vida tomou muitas formas: desde uma bactéria de .02 micrometros até a baleia azul de 33 metros. Os cientistas estão estudando como a luta pela sobrevivência levou muitos animais a se tornarem menores e outros imensos. Entender a evolução do tamanho das coisas nos diz por que os grandes dinossauros se extinguiram enquanto os pequenos mamíferos permaneceram, ou por que os gigantescos mamutes diminuíram seu tamanho para se transformar nos elefantes modernos.

 

Não é apenas necessário a força de vontade para sobreviver. Também exige um sistema digestivo capaz de transformar a comida em energia. Analisaremos detalhadamente o papel que o sistema digestivo desempenhou na formação de alguns dos animais da Terra: os tiranossauros, as serpentes, as vacas, os seres humanos e outros. Faremos uma viagem no tempo de 575 milhões de anos, que começa com os primeiros organismos multi-celulares do planeta e termina na nossa mesa de jantar. As sequências de acção em directo da história natural, a animação por computador, o drama documentário épico e a ciência experimental ajudam-nos a ilustrar a eterna luta pela sobrevivência sobre a Terra da nossa espécie e das espécies que nos rodeiam.

Na história da vida na Terra, o sexo pode ser a habilidade de sobrevivência final, porque a linha de fundo é: reproduzir-se ou morrer. Este episódio aborda o sexo em suas várias formas, desde tubarões -- entre os primeiros vertebrados a ter relações -- com os dinossauros que tinha que descobrir como unir seus corpos gigantes juntos para acasalar, a partir do inseto de vara (que se encaixa sem parar por 10 semanas consecutivas) para os macacos macacos (cerca de uma vez por hora) ... e, finalmente, aos seres humanos.
Esta força motriz da vida vem em muitas formas. Como vai evoluir o sexo no futuro? Será que estamos evoluindo além do sexo? Na verdade, é um tempo vindouro, quando seremos capazes de assumir o controle de nossa própria evolução ... não através de sexo em tudo, mas por meio da engenharia genética?

O veneno, a arma natural mais letal empregada no reino animal se desenvolveu em criaturas tão diversas quanto medusas, insetos, cobras e inclusive mamíferos. Cientistas ao redor do mundo mostram como o veneno evoluiu para se adaptar às necessidades de cada animal que o possui. Conheça o caracol do cone, a criatura mais mortífera da atualidade, com um veneno capaz de se atualizar constantemente para estar sempre a um passo adiante de sua presa

Capacidade de agir e reagir muitas vezes, pode significar a diferença entre a vida e a morte no reino animal. Alguns animais têm evoluído em voadores, nadadores e corredores. Quais são as forças que criam a necessidade de velocidade, e como adaptar organismos animais para entrar em ação? Neste episódio, descobriremos a natureza do último motor, o músculo, como ele evoluiu e como ele funciona. Conheça algumas das espécies mais rápidas da terra.

A Fascinante evolução do olho. 

Cientistas já tem uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos- Scientifc American Brasil

 

Ciência no Spore.

Jogo de computador ilustra diferenças entre construir criaturas simuladas e seleçao natural, na vida real - Scientific American Brasil

      Artigos interessantes

              Clique na imagem para acessá-lo

                                                                                    Jogo Spore

 

A próxima evolução dos jogos aproxima-se a passos largos. Da mente criativa de Will Wright, o criador de Os Sims™, chega-nos SPORE™, uma épica viagem à origem do universo e que nos transporta ao longo da evolução dos seres vivos. Os jogadores vão acompanhar a evolução das civilizações e da tecnologia e eventualmente partir para a conquista do espaço.

Comece a sua viagem na origem da vida, como um simples micróbio que tenta sobreviver. Use depois o divertido e intuitivo editor que lhe permite moldar o seu micróbio. Guie o seu ser pelo mundo, dê-lhe protecção e ao mesmo tempo ensine-o a sobreviver no mundo real. Construa cidades, utilize veículos e parta à conquista de novos territórios. Brevemente terá o controlo da civilização global, tendo a capacidade de atacar ou defender. Seja simpático ou jogue duro!

Toda a acção decorre num enorme e populoso planeta, que possui criaturas controladas por outros jogadores e com o apoio dos servidores centrais de SPORE™. Ao mesmo tempo que explora este mundo maravilhoso, melhore a sua Sporepedia, que regista e identifica todas as criaturas e locais que visitou em SPORE™.

Para comprar clique aqui!

Ou faça o dowlonad gratuiro clicando na imagem!

 

 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page