top of page

A evolução biológica não está relacionada ao progresso. Darwin não se referia as suas teorias como teorias evolutivas e tinha cuidado ao utilizar os termos "superior" e "inferior". Infelizmente, ainda é comum as pessoas relacionarem evolução biológica com progresso, superioridade. Na realidade, a evolução biológica consiste na mudança das características hereditárias de grupos de organismos ao longo das gerações. Grupos de organismos, denominados populações e espécies, são formados pela divisão de populações ou espécies ancestrais; posteriormente os grupos descendentes passam a se modificar de uma forma independente. Assim, em uma perspectiva de longo prazo, a evolução é a descendência com modificações, de diferentes linhagens a partir de ancestrais comuns.

 

A teoria da evolução é um conjunto de afirmações a respeito dos processos de evolução tidos como causadores da história dos eventos evolutivos. A evolução ocorre como consequência de vários processos fundamentais. Esses processos são tanto aleatórios como não-aleatórios. É certamente a maior teoria unificante da biologia.

 

 

A evolução aconteceu, e continua acontencendo. A seleção natural está sempre ocorrendo, as frequências gênicas flutuam; ambos tem sido observados em laboratório, em indivíduos com curto ciclo de vida. Esses mecanismos estão bem documentados. Os registros fósseis, a sistemática molecular e os mecanismos compartilhados por todas as células vivas demonstram a origem antiga da vida e a continuidade da descendência com modificações a partir de ancestrais comuns.

 

PAZZZA, R. (2004). O que é Evolução Biológica? Projeto Evoluindo - Biociência.org. (http://www.evoluindo.biociencia.org)

 

Temos que estar atentos ao que a mídia nos apresenta. No video abaixo podemos ver a famosa apresentadora Ana Maria Braga dando exemplos de personalidades famosas com distúrbio de aprendizagem conhecido como dislexia. Até aí tudo bem, e você pode perguntar-se.. afinal o que este vídeo tem a ver com evolução?  Depois de citar alguns famosos, a apresentadora fala então do nosso conhecido Charles Darwin.. e aí vem o problema.. confira a descrição que ela dá a ele!!!!

Conseguiu descobrir o equívoco? Pois então, a apresentadora se refere a Darwin como pai da evolução e pesquisador que trabalhou com ervilhas e drosófilas (a mosquina das frutas!), ou seja, atribuiu a ele descobertas importantes das ciências biológicas cuja autoria vem do monje Gregor Mendel com as ervilhas, e de Thomas Hunt Morgan com as drosófilas. Mas ela não parou por aí ...

Inacreditável não é? 

A evolução biológica ainda hoje é compreendida de forma errônea por algumas pessoas. Por exemplo, observe a explicação de um paleontólogo para o surgimento de carapaças em tartarugas:

 

 
"Tudo começou há 245 milhões de anos com o Pareiassauro. Esse lagartão herbívoro tinha uma digestão muito lenta e precisava se entupir de comida. Então desenvolveu a carapaça para se proteger dos predadores enquanto fazia sua demorada digestão”.

 

 

De acordo com o texto acima, os seres vivos sofrem modificações em função do meio ambiente. Mas isto não acontece. O que ocorre é a seleção dos organismos mais adaptados em função das mudanças ambientais. 

 

 

Material extraído do artigo: Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol 10, N 2, 243-263 (2011). (OLEQUES, L. C.; SANTOS, M. L. B.; BOER, N.)

Ainda é comum a existência de muitos erros em relação à teoria evolutiva. Observe  o quadro abaixo, que traz um resumo das questões que normalmente provocam dúvidas entre as pessoas.  

Material extraído do artigo: Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol 10, N 2, 243-263 (2011). (OLEQUES, L. C.; SANTOS, M. L. B.; BOER, N.)

A imagem abaixo representa uma situação de ensino referente à evolução humana. Mas é importante enfatizarmos que o homem e os demais primatas possuíram um ancestral comum. Observe que esta afirmação não condiz com a imagem abaixo. De acordo com o desenho, a espécie humana surgiu da descendência direta de um grupo de macacos. 

Material extraído do artigo: Evolução biológica: percepções de professores de biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol 10, N 2, 243-263 (2011). (OLEQUES, L. C.; SANTOS, M. L. B.; BOER, N.)

O vídeo abaixo, de autoria do EuAteu, comenta alguns equívocos comuns a respeito da evolução biológica.  No vídeo se observa que a palavra "Evolução" gera muita confusão. Outro ponto destacado é o peso que uma "teoria" representa no meio científico, pois uma teoria é formulada a partir de explicações suportadas por evidências para um determinado fenômeno observado. Outra questão abordada é a confusão entre evolução e a origem da vida. Além disto, há problemas entre os termos "mais evoluídos" e "menos evoluídos". O vídeo ainda discute a questão "O homem veio do macaco?". E, outro aspecto debatido é a evolução x ateísmo. Acesse-o!!!

Abaixo está mais um vídeo abordando erros comuns relacionados à evolução. É um vídeo da Khan Academy. Nele é discutido o equívoco em se relacionar o termo "evolução" com progresso. Também se destaca que a evolução não se trata apenas de uma série de modificações que ocorrem ao longo do tempo. Isto porque há a seleção natural que atua sobre estas mudanças. Acesse-o!!!

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page